06 janeiro 2007

Que venha 2007!

Estorieta de Mullá Nasrudin

Numa certa noite muito escura, Nasrudin foi visto procurando algo no chão debaixo de um poste de luz que iluminava uma boa área ao seu redor. Querendo ajudar o velho mestre, um jovem perguntou o que ele estava procurando. "Minhas chaves! Deixei-as cair!", disse ele. O jovem se pos então de quatro ao lado de Nasrudin para procurá-las. Depois de um certo tempo sem encontrar nada, o jovem perguntou a Nasrudin. "Mullá, tem certeza de que deixou cair suas chaves por aqui?" O mestre respondeu: "Claro que não! Deixei-as cair em frente de casa! "Perplexo, o jovem perguntou: " Por que então está procurando aqui?" Respondeu Mullá Nasrudin: " Ora, porque aqui há muito mais luz!".

Ensinamento da história: muitas vezes buscamos a felicidade apenas no que está mais aparente e visível (no que tem mais luz, isto é, nas coisas do mundo), quando é preciso dar um mergulho no escuro, enfrentando medos e emoções turbulentas, para obter as chaves de uma transformação real.


Antes de escrever besteiras ou pessimismos, resolvi abrir as postagens do ano com uma pequena história de um mestre (Mullá) bem humorado do mundo islâmico.