29 maio 2008

O amor é brega


Ontem, escutei depois de muito tempo uma música que me lembra uma ex-relação e que explica em versos repetidos o que eu sentia em alguma época do passado. A música é brega, mas com isso nem me importava. O engraçado mesmo é que nada mais daquilo faz sentido, e eu já não sinto as mesmas coisas de outrora, mas a tal música toca e eu recordo, a cada palavra cantada, com cada centímetro do meu corpo, os sentimentos vividos e que já não voltam mais. Ainda bem que não voltam mais a bater no meu coração.

26 maio 2008

Voltando-se para dentro, por Osho


"Observe bem esta carta que se chama Voltando-se para dentro. Uma mulher repousa serenamente sobre suas pernas e assiste com um sorriso tranqüilo às cenas que sua mente e as mentes ao seu redor criam, emanam, bisbilhotam, informam, procurando penetrar no seu mundo interior e particular.
O autor descreve a figura desta carta dizendo que este ser apenas constata estes pensamentos sem julgá-los, tampouco identificando-se com eles. Limita-se a observá-los como se fossem o tráfego de uma estrada ou as ondulações das águas de um lago.
Mas, o mais fantástico do texto do autor é esta parte que vou compartilhar literalmente com você: “Voltar-se para dentro simplesmente significa que você tem estado perseguindo um desejo atrás do outro, que esteve correndo cada vez mais, para chegar repetidas vezes à frustração; que cada desejo traz infelicidade, que não existe nenhum preenchimento por meio dos desejos; que você nunca chegará a lugar nenhum, que o contentamento é impossível. Percebendo a verdade de que correr atrás de desejos não leva a lugar nenhum, você acaba parando. Não que você faça algum esforço para parar. Se você fizer algum esforço para parar, de uma maneira sutil você ainda estará correndo atrás de alguma coisa novamente. Você ainda está desejando - talvez, agora, seja a ausência de desejo o seu desejo.
Se estiver fazendo algum esforço para Voltar-se Para Dentro, você ainda estará saindo de si mesmo. Qualquer esforço só poderá levá-lo para fora, em direção ao exterior.
Todas as viagens são viagens para fora - não há viagem para dentro. Como você pode viajar dentro de si mesmo? Você já está ali, não faz sentido ir. Quando o deslocar-se cessa, a viagem desaparece; mas quando não há mais nenhum desejo obscurecendo a sua mente, você está dentro. A isso chama voltar-se para dentro. Mas não se trata absolutamente de um deslocamento, trata-se simplesmente de não sair para fora”.
Quando uma pessoa tira esta carta na leitura do Tarô Zen de Osho significa que esta pessoa “deve desenvolver a capacidade de manter certo distanciamento da mente, porque isso é uma grande benção. De fato, esse é o grande objetivo da meditação - não ficar entoando algum mantra nem repetindo uma afirmação, mas ficar simplesmente observando, como se a mente pertencesse a alguma outra pessoa. A essa altura, você está pronto para ter este distanciamento, e assistir à exibição sem se envolver no drama.
Permita-se a liberdade singela de voltar-se para dentro sempre que puder, e a aptidão para a meditação crescerá e se aprofundará em você”.
Resumindo, o que esta carta propõe é que você se torne seu próprio observador.
Como exercício para esta carta proponho que a partir deste momento observe suas ações como se estivesse num teatro, sentado na platéia, assistindo a você mesmo representando seu papel. Observe seus gestos, o tom da sua voz, as palavras que diz, as imagens que constrói enquanto interage num relacionamento. Mas observe calmamente, sem julgar, condenar ou acusar. Com o mesmo olhar que esta mulher evidencia nesta carta. Nada abala sua calma. Ela apenas assiste, sem participar.
Claro que fazer isso requer um treino incessante e contínuo. Mas vale muito a pena!"

Será que consigo?? Minha Iridóloga, Marcinha (já sinto saudade), sempre dizia: Evite ficar pensando em muitas coisas, o pensamento repetitivo, você precisa relaxar a mente! E eu respondia: Às vezes até paro de pensar nas coisas.... e começo a pensar em como parar de pensar nas coisas. Ainda não sei meditar! =/

19 maio 2008

"Sendo moça, pensa como uma anciã"

Li-me estampada nesta frase quando encontrei-me com o poema anterior. Com um sorriso nos lábios por alguns segundos me detive naquelas palavras, e pensei no meu movimento preguiçoso, no meu jeito ranzinza, e na minha visão contraditória de vanguarda conservadora, ou seria a - na moda - palavra ”retro”?

Assusta-me ter de pagar bebida ao rapaz, não deveria ele pagar uma para mim? Também não é preciso subir ao palco; movimentar-se pateticamente; levar um pito do segurança, e queimar o próprio filme para então dizer que tenho um sorriso lindo. Onde foram parar os galanteios dos filmes? Acho que não são da minha época, ou existem apenas na imaginação dos bobos. Porém, alegra-me ver uma noite animada por DJ’s mulheres, nenhum dedo masculino, mesmo que o House não me empolgue mais. Acho que estou mais para chá com biscoitos e um papo divertido. Mas já sei o que farei quando nesta vida já tiver visto de tudo: irei à balada e dançarei como os jovens, e achando muita graça me lembrarei, como se fosse ontem, dos dias em que tive pressa para crescer.

16 maio 2008

Retrato de Mãe

Uma simples mulher que, pela imensidão de seu amor,
tem um pouco de Deus.
Pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo.

Que sendo moça, pensa como uma anciã.
Que sendo velha, age com todas as forças da juventude.

Quando ignorante, melhor que qualquer sábio,
desvenda os segredos da vida.
Quando sábia, assume a simplicidade das crianças.

Quando pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade
dos que ama.
Quando rica, empobrece para que seu coração não sangre
ferido pelos ingratos.

Quando forte, estremece ao choro de uma criancinha.
Quando fraca, entretanto, se alteia com a bravura dos leões.

Quando viva, não lhe sabemos dar valor,
porque à sua sombra todas as dores se apagam.
Quando morta, tudo o que somos e tudo o que temos
daríamos para vê-la de novo,
e dela receber um aperto de seus braços,
uma palavra de seus lábios.

Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher,
se não quiserem que ensope de lágrimas essa página...
porque eu a vi passar em meu caminho.
Quando crescerem vossos filhos, leiam para eles esta página.
Eles vos cobrirão de beijos a fronte,
e vos dirão que um pobre viajante aqui deixou, para todos,
o seu Retrato de Mãe.

Don Ramon Angel Lara


Uma homenagem, ainda que tardia, ao dia das Mães, em especial à minha mãe que faz aniversário no dia de hoje.

Parabéns Mamuska!!!

15 maio 2008

1 segundo sem pensar

Engraçado como se leva alguns segundos para se fazer uma grande besteira e tantas horas para esquecê-la. É como quando você bate o carro; acaba dando com a língua nos dentes; ou estraga uma surpresa, mesmo que esta não seja boa. E você pensa que se por um segundo tivesse ficado calado ou não tivesse feito algo, sairia daquela situação com a consciência tranqüila. Mas não! Hoje não! Ainda pela manhã, logo em meus primeiros contatos com seres humanos no dia eu tinha que falar demais, perguntar demais e contar demais!! E sair da situação tentando não estragar mais as coisas é dose alta de adrenalina. Espero não prejudicar ninguém, espero. Preciso esquecer, pois se eu não posso concertar, devo entregar nas mãos Daquele lá de cima. Ele escreve certo sempre, mesmo eu tendo amarrotado sua folhinha. Hoje é aquele dia que você pede pra acabar logo, e ele estava apenas começando...