13 dezembro 2005

Pré-retrospectiva 2005


Estando presente ainda em mim o silêncio para assuntos contemporâneos, resolvi falar do passado e fazer o balanço do ano que se finda e fecho com este post. Esclarecendo, estou viajando hoje cedo e volto só final de janeiro. Sentirei saudades!

Pré-retrospectiva 2005

Virada de ano tímida, posso dizer que este evento está se tornando a cada ano mais sem graça em minha vida, e o que lembro dele era um certo medo ou receio do novo ano que começava. Talvez fosse vontade de voltar atrás em algumas coisas, e medo de estar ainda mais distante de lembranças. Mas como o tempo não volta, que os erros não sejam cometidos novamente, e que os acontecimentos bons tornem-se lembranças inesquecíveis. Não foram feitas promessas, não que eu me lembre, talvez essa seja a sina das pobres promessas: nunca serem lembradas. O único desejo que se tinha era o de um novo ano melhor.

Início de ano, que para muitos ainda férias, para mim trabalho e cansaço. Ao invés de sombra e água fresca, escritório e tela preta. Fora problemas mais do que pessoais, íntimos mesmo... desânimo, pensamento distante, “enxaqueca” forte, relutante, que graças a Deus está amenizada, mas como toda enxaqueca, por momentos ainda se faz presente, é que o remédio “Viver a vida intensamente” ainda não surtiu total efeito, mas vem sendo ingerido a doses cavalares.

Início de semestre letivo cheio de confiança e perspectivas que foram derrubadas uma a uma, dando lugar a mais desânimo, medo, angústia, apatia, culminando num quase abandono, de tudo, a tempo interrompido por uma força maior interior que tarda, mas não falha.

Meio de ano de reflexão, continuar ou não, incertezas sobre o que fazer da vida. “Ser ou não ser”, era a questão. Decidi continuar e terminar, sejam lá os meios, alguma coisa que iniciei.

E o segundo semestre letivo começou também tímido, receoso com o término do primeiro, sem expectativas, com dificuldades iniciais e outras que perduraram até o fim, mas com uma vontade imensa de dessa vez fazer melhor, mas claro que por decisão própria tomada, e comprovada por A+B, não posso esperar muito de mim, pois tenho a mania de me contrariar, e assim, ao menos dispenso minhas auto-decepções, tornando as boas surpresas, realmente surpresas.
Na fase de grandes transformações, além de ter entendido os Conceitos Beaticos, encontrei-me novamente na arte, em uma nova vertente desta, antes nunca explorada, mas que tem rendido bons frutos e feito nascer no peito prazerosas e novas expectativas. E penso que não seja à toa que cheguei a um lugar onde já parecia conhecer tantos rostos que minhas retinas jamais haviam enxergado antes.

E assim quase se foi o ano, imensamente melhor do que o outro, e em duas fases: quando ao chão, e quando de pé, escolhendo caminhos para continuar.

Para o ano que vem tenho esperanças, mas vou prometer nada, só sei que não quero ter apenas expectativas (comecei a entender que apenas tê-las, não basta).


Ainda aqui, quero agradecer aos que estiveram presentes na minha estréia no Coro Sinfônico, muito obrigada, amigos e familiares!

E também quero mandar beijos e abraços especiais de festas aos que estão sempre presentes por aqui e ali: (Em ordem alfabética pra não causar brigas! rsrs)

Fabrícia (Até pelo apelidinho você seria a primeira! hihi Ainda não visitei nosso blog, mas se for de palhaçada to fora, hein! Publique por mim em minha ausência, permito também as outras meninas)
Jean (Pé direito, calourooo!)
Marcelo (Menino iluminado, cheio de talento, aproveite todos! Estou torcendo por você.)
Thaline (Sem piadinhas, hein! Já se decidiu? rsrs)
Vanessa (Grande garotinha! Chile nos espera?)
William (Pequeno gênio, boa sorte nas suas conquistas. As outras recomendações já foram dadas “pessoalmente” rsrs)


FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS!

05 dezembro 2005

Para Uma Menina Com Uma Flor

Já encompridando o post, este texto é uma das coisas mais lindas que já li. Relato simples, sensível e realista. E como penso que meu blog estava fora do ar por falta de novos posts, e como também estou sem inspiração ou calando-me por algum motivo - sem palavras -... Bem, vasculhando minhas coisinhas, reencontro o tal que segue abaixo...


Porque você é uma menina com uma flor e tem uma voz que não sai, eu lhe prometo amor eterno, salvo se você bater pino, o que, aliás, você não vai nunca porque você acorda tarde, tem um ar recuado e gosta de brigadeiro: quero dizer, o doce feito com leite condensado.

E porque você é uma menina com uma flor e chorou na estação de Roma porque nossas malas seguiram sozinhas para Paris e você ficou morrendo de pena delas partindo assim no meio de todas aquelas malas estrangeiras. E porque você sonha que eu estou passando você para trás, transfere sua d.d.c. para o meu cotidiano, e implica comigo o dia inteiro como se eu tivesse culpa de você ser assim tão subliminar. E porque quando você começou a gostar de mim procurava saber por todos os modos com que camisa esporte eu ia sair para fazer mimetismo de amor, se vestindo parecido. E porque você tem um rosto que está sempre um nicho, mesmo quando põe o cabelo para cima, parecendo uma santa moderna, e anda lento, e fala em 33 rotações, mas sem ficar chata. E porque você é uma menina com uma flor, eu lhe predigo muitos anos de felicidade, pelo menos até eu ficar velho: mas só quando eu der uma paradinha marota para olhar para trás, aí você pode se mandar, eu compreendo.

E porque você é uma menina com uma flor e tem um andar de pajem medieval; e porque você quando canta nem um mosquito ouve a sua voz, e você desafina lindo e logo conserta, e às vezes acorda no meio da noite e fica cantando feito uma maluca. E porque você tem um ursinho chamado Nounouse e fala mal de mim para ele, e ele escuta e não concorda porque ele é muito meu chapa, e quando você se sente perdida e sozinha no mundo você se deita agarrada com ele e chora feito uma boba fazendo um bico deste tamanho. E porque você é uma menina que não pisca nunca e seus olhos foram feitos na primeira noite da Criação, e você é capaz de ficar me olhando horas.

E porque você é uma menina que tem medo de ver a Cara-na-Vidraça, e quando eu olho você muito tempo você vai ficando nervosa até eu dizer que estou brincando. E porque você é uma menina com uma flor e cativou meu coração e adora purê de batata, eu lhe peço que me sagre seu Constante e Fiel Cavalheiro.

E sendo você uma menina com uma flor, eu lhe peço também que nunca mais me deixe sozinho, como nesse último mês em Paris; fica tudo uma rua silenciosa e escura que não vai dar em lugar nenhum; os móveis ficam parados me olhando com pena; é um vazio tão grande que as mulheres nem ousam me amar porque dariam tudo para ter um poeta penando assim por elas, a mão no queixo, a perna cruzada triste e aquele olhar que não vê. E porque você é a única menina com uma flor que eu conheço, eu escrevi uma canção tão bonita para você, "Minha namorada", a fim de que, quando eu morrer, você, se por acaso não morrer também, fique deitadinha abraçada com Nounouse cantando sem voz aquele pedaço que eu digo que você tem de ser a estrela derradeira, minha amiga e companheira, no infinito de nós dois.

E já que você é uma menina com uma flor e eu estou vendo você subir agora - tão purinha entre as marias-sem-vergonha - a ladeira que traz ao nosso chalé, aqui nessas montanhas recortadas pela mão de Guignard; e o meu coração, como quando você me disse que me amava, põe-se a bater cada vez mais depressa.

E porque eu me levanto para recolher você no meu abraço, e o mato à nossa volta se faz murmuroso e se enche de vaga-lumes enquanto a noite desce com seus segredos, suas mortes, seus espantos - eu sei, ah, eu sei que o meu amor por você é feito de todos os amores que eu já tive, e você é a filha dileta de todas as mulheres que eu amei; e que todas as mulheres que eu amei, como tristes estátuas ao longo da aléia de um jardim noturno, foram passando você de mão em mão até mim, cuspindo no seu rosto e enfrentando a sua fronte de grinaldas; foram passando você até mim entre cantos, súplicas e vociferações - porque você é linda, porque você é meiga e sobretudo porque você é uma menina com uma flor.

Vinicius de Moraes

Um sonho é ter um menino como esse Vinicius.